“A alma, sentada na mesma árvore da Natureza, absorta e iludida, e se entristece porque não é o Senhor; mas quando ela vê esse outro self e sua grandeza, que é o Senhor, e une-se a Ele, então a tristeza a deixa.”
Shvetashvatara Upanishad, 1.IV.7 – A Vida Divida: Sri Aurobindo
Passamos a maior parte do tempo identificados com a nossa natureza física e esquecemos o que somos em nossa totalidade. Vivemos iludidos em nossas criações mentais, analisando, quantificando e julgando tudo que é apresentado a nós. Seres humanos caídos e destituídos de nosso poder por nós mesmos, sem saber de onde viemos, sem saber o real significado de estar aqui. Como retornar à origem? Como e porquê estamos aqui? Porque essas perguntas são importantes?
“A redenção vem pelo restabelecimento do universal no individual e dos termos espirituais na consciência física.”
Sri Aurobindo, p.71
- Conhecimento é poder e maestria
“A maestria dos fenômenos depende do conhecimento de suas causas e processos, e se conhecermos as causas do erro, sofrimento, dor, morte, poderemos laborar com alguma esperança a sua eliminação.”
Sri Aurobindo
É preciso ter uma visão amorosa de nossa existência, há uma deformidade em nosso olhar e na capacidade de compreendermos a totalidade de nosso ser. É somente sobre uma base forte que é possível construir alicerces capazes de suportar a verdade absoluta do que somos. Há uma necessidade de conceitos ainda abstratos para que nossa razão consiga galgar degraus em nossa evolução como seres humanos de consciência Divina.